Tudo o que você precisa saber sobre o Bronze SAE

O bronze conforme norma SAE, como é conhecido no Brasil, segue a classificação originalmente concebida pela Society of Automotive Engineers – por isso o nome.

Esse tipo de liga de bronze se tornou referência no mercado brasileiro e de reconhecimento internacional, por conta de seu alto desempenho na segurança, qualidade e eficácia dos produtos, aplicados nas indústrias automobilísticas, naval, geração de energia, petróleo e gás, alimentícia, agrícola, mineração, entre outras.

A Society of Automotive Engineers (SAE) tem profunda importância no ramo da engenharia, principalmente para os segmentos de engenharia automobilística e montadoras de automóveis, nos Estados Unidos. Seus estudos proporcionaram diversas normatizações e foram adotados pelas mais variadas indústrias, dentre elas a aeroespacial.

Na Italbronze, as peças são fabricadas com essas ligas há mais de 65 anos, seguindo diferentes classificações, bem como de todas outras regulamentadoras como ABNT, ASTM, BS, DIN, JIS, UNI e UNS.

Conheça agora as classificações e aplicações do bronze SAE e confie na qualidade da Italbronze para peças sob medida.

Classificações e aplicações do bronze SAE

Cada liga de bronze SAE possui uma composição química – diferenciadas de acordo com sua classificação. Cada composição normalizada pela SAE corresponde a uma numeração. Atualmente, há mais de dez mil padrões definidos para as mais diversas aplicações de engenharia. 

Essas ligas são encontradas em mancais, buchas, coroas, engrenagens, assento, guias, sapatas, anéis, peças deslizantes, componentes de válvulas de alta pressão, casquilhos, material hidráulico, peças para agitadores, entre outras. Confira agora as numerações mais utilizadas:

  • SAE 68B

Utilizado em peças deslizantes submetidas a cargas e choques extremamente altos, coroas, mancais, casquilhos e buchas. É um tipo de liga denominada como bronze alumínio e que exige boa lubrificação.

  • SAE 65

Utilizado em mancais, coroas e guias deslizantes. De dureza tenaz, apresenta grande resistência ao desgaste, corrosão e fadiga superficial – muito indicado para o trabalho com cargas elevadas. 

  • SAE 620 e SAE 62

Utilizado em anéis de vedação, componente de válvula, condensadores, entre outros. São materiais bem semelhantes, mas com diferentes características mecânicas.

  • SAE 64

Utilizado em buchas para prensas, sapatas, encostos e casquilhos deslizantes. Possui propriedades antifricção, estanques à pressão, além de resistência à abrasão e corrosão. 

  • SAE 660

Utilizado em anéis, materiais hidráulico e elementos de acoplamento. Possui grandes propriedades antifricção, alto índice de fundibilidade e ainda se destaca pelas condições favoráveis que oferece para usinabilidade ou trabalho de usinagem de peças.

  • SAE 430-A e SAE 430-B

Utilizado em porcas para prensas, peças para cilindros hidráulicos, componentes de ponte rolante, cames e suportes de alta resistência. Também tem boa utilização para suportar cargas estáticas extremamente altas e em baixas velocidades, com resistência à corrosão. 

Na Italbronze, utilizamos uma classificação equivalente à classificação SAE. Aqui, levamos a sério a composição dessas ligas – bem como todas as suas necessidades. 

Por isso, a Italbronze é internacionalmente reconhecida pelo seu trabalho de produção de peças sob medida, para atender a todas as necessidades do seu negócio. 

Quer entender como a Italbronze pode ajudar a sua empresa? Solicite um orçamento online agora mesmo e conte com a expertise da Italbronze!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

sete − três =