Ligas de Bronze
Ligas de Bronze (do persa biring, cobre) é o nome com o qual se denomina toda uma série de ligas metálicas que tem com base o cobre e o estanho, além de proporções variáveis de outros elementos, como zinco, alumínio, antimônio, níquel, fósforo, chumbo, dentre outros. O objetivo da liga é obter características superiores às do cobre; o estanho, por exemplo, tem a característica de aumentar a resistência mecânica e a dureza do cobre, sem alterar sua ductilidade.
O Bronze é uma das ligas metálicas mais antigas da humanidade. A fabricação do bronze iniciou-se há mais de 3000 anos, na época que ficou conhecida como Idade do Bronze. Segundo a história, quando os ferreiros perceberam que a utilização do cobre tornara-se inviável em virtude da alta procura, acabaram por misturar o estanho ao cobre, na tentativa de aumentar o volume de material. A experiência deu certo: essa liga entre o cobre e o estanho produziu um metal que apresentava flexibilidade, era mais macio e seus restos podiam ser fundidos novamente, sendo reaproveitados na produção de peças. Ao contrario do ferro e do cobre, que uma vez fundidos tornavam-se duros e mais difíceis de manusear.
As ligas de bronze utilizadas pela Italbronze estão de acordo com as normas da ABNT, ASTM, BS, DIN, JIS, SAE, UNI e UNS.
Consulte a Italbronze para saber mais sobre ligas de bronze e suas aplicações nos mais diversos ramos industriais.