Bronze com inserto de grafite ou bronze grafitado: quais são as diferenças?
A indústria tem uma série de tipos de bronze disponíveis para a fabricação de peças. No entanto, existem dois deles que geralmente causam algumas confusões: é o caso do bronze com inserto de grafite e o bronze grafitado.
Embora frequentemente confundidos no mercado, há uma distinção importante entre eles.
Hoje, você vai entender a diferença entre esses tipos e conferir qual o mais adequado para o seu negócio. Confira agora!
Bronze com inserto de grafite ou PTFE
Bronze com inserto de grafite ou PTFE é o nome dado a peças de bronze com alta resistência ao desgaste e com propriedades de deslizamento superiores. São peças utilizadas em situações que exigem reduzir a fricção e o atrito.
No bronze com inserto de grafite ou PTFE o lubrificante sólido insertado é à base de grafite ou teflon (ptfe), distribuindo-se em forma de pontos individuais sobre a superfície do bronze. Os insertos geram uma película lubrificante, ocasionada devido o atrito entre os elementos de deslizamento, reduzindo assim o contato direto entre os metais. Esses insertos ocupam de 20% a 25% da superfície deslizante.
As peças de bronze produzidas com insertos de grafite (ou insertos de PTFE) auxiliam na performance mecânica, em situações em que é necessário realizar movimentos de partes sem que haja desgaste excessivo e baixa lubrificação. Os insertos com material de “lubrificação seca” reduzem substancialmente a necessidade de uso de lubrificantes possibilitando menos atrito e, consequentemente, menos desgaste.
As peças de deslizamento com lubrificante sólido normalmente são necessárias em casos de alta pressão e baixa velocidade, quando a lubrificação hidrodinâmica não é viável.
Bronze grafitado
Já o bronze grafitado (ou sinterizado), mais conhecido como bronze auto lubrificante, é um produto poroso com características superiores de anti fricção. É resultado da adição de pós metálicos às ligas de bronze, dosados e misturados nas proporções corretas para deixa-la homogênea. Esse processo de fabricação por sinterização – metalurgia do pó – torna-o permanentemente lubrificado, sendo utilizado em peças onde não é permitida a lubrificação manual, prolongando assim a vida útil dos componentes.
As peças de bronze sinterizado são auto-lubrificantes, de funcionamento silencioso, duráveis, e indicadas essencialmente para a indústria automotiva.
A Italbronze produz bronze com inserto de grafite ou PTFE (teflon), de acordo com o projeto apresentado pelo cliente, com a mais alta tecnologia, em modernos equipamentos e processos de fundição centrifugada, fundição contínua e usinagem de precisão em máquinas CNC´s de última geração. Toda a cadeia produtiva da Italbronze está inserida no Sistema da Qualidade certificado conforme ISO 9001 com acreditação pelo INMETRO e órgãos internacionais como a americana ANAB e a europeia MGMT.
Exemplos de aplicações de bronze com inserto de grafite ou PTFE (teflon) são mancais e buchas auto lubrificantes, material rodante, deslizantes ou dispositivos com difícil acesso para lubrificação.
Dentre as características do bronze com inserto de grafite ou PFTE estão:
- Longa vida útil;
- Resistência a altas cargas;
- Baixo coeficiente de atrito (e consequentemente redução do desgaste);
- Redução da necessidade de manutenção;
- Redução da necessidade de lubrificação fluída;
- Redução de contaminação pelos lubrificantes.